sexta-feira, 17 de abril de 2009

Estar com alguem é uma escolha diária



Não adianta querer mudar o parceiro(a).
Quando o relacionamento não está dando certo a gente tem a tendência de querer mudar o outro.
É hora de parar e se perguntar: o que eu posso mudar em mim para produzir resultados diferentes?
E ao ter a coragem de empreender essa viagem ao encontro da sua verdade, você vai descobrir que o mundo é um espelho e que assumindo a responsabilidade por si mesmo(a) vai atrair para a sua vida um relacionamento de cumplicidade, sem as lantejoulas e os brilhos da fantasia mas com a força e o poder do verdadeiro amor.
Aprendendo a ser cúmplice: passo a passo.
Diga claramente o que é importante para você.
Não espere nada em troca do que você dá.
Dar pensando em receber é manipulação, o contrário da cumplicidade.
Olhe para dentro de si naquelas situações que a incomodam e saiba porque se sente desta maneira. Então, coloque o que sente para o parceiro e veja que atitude ele vai tomar.
Espere que a situação melhore. Se ainda assim, nada mudar, pense que a cada momento fazemos uma escolha. E você pode escolher não conviver com uma situação que vai contra os seus valores.
Procure se colocar no lugar do outro e se pergunte o que gostaria que ele fizesse caso a situação de desagrado fosse inversa.
Seja uma princesa encantada – essa é a melhor maneira de encontrar um príncipe encantado.
Reconheça seus erros e peça desculpas ao perceber que está aborrecida com ele apenas porque ele não está cumprindo o roteiro que você traçou para a relação de vocês.-
Faça um auto-exame. Dedique alguns momentos do seu dia para descobrir o que está faltando, o que você está precisando e dê a si mesma aquilo que precisa.
Entenda que uma relação de dependência não pode ser ao mesmo tempo uma de cumplicidade. Seja responsável por você mesmo(a).
Reconheça que o que incomoda muito no outro é aquilo que não queremos ver em nós mesmos. Procure ajuda se não estiver conseguindo perceber o que se passa dentro de você. O auto-conhecimento é a chave da felicidade.
Lide com a realidade de cada momento consciente de que a vida não se repete.
Pare de buscar o super homem. Um homem de carne e osso tem dificuldades, medos, fragilidades. Compartilhe os bons e os maus momentos e estará criando uma base sólida para o relacionamento.
Seja parceira de si mesma antes de ser parceira do outro.
Entenda que toda frustração é planeada. Não temos que esperar nada de ninguém. Podemos ter esperanças mas nunca expectativas.

Jael Coaracy


Reflexão pessoal: hoje publiquei este texto porque cada vez vejo mais casais insatisfeitos, infelizes, que cobram o parceiro, que choram por amor... A planta do nosso relacionamento tem de ser cuidada, mimada, regada todos os dias com amor, carinho, compreensão e tempo. Não dedicamos tempo aos que mais amamos porque os tomamos como certos! Eu disse sim, no dia do casamento! Não chega? Eu dou-te prendas. Tu tens a casa que queres. Tu tens tudo. O que te falta? A maioria destas perguntas vem da parte do homem! Elas, incluindo eu, querem amor, carinho, beijinhos, abraços, um sorriso, uma festinha no cabelo, um amo-te com sinceridade, um olhar de admiração e desejo... todos os dias...ok! Pelos menos uma destas coisas todos os dias! Um obrigado por cuidares de mim, da nossa família, da nossa casa. Claro que estou a falar mais na posição da mulher, mas acredito que muitos homens sintam a frustração de não conseguir mudar o parceiro. Aceita o teu companheiro/a como ele/a é, ou então muda a tua atitude, o teu pensamento sobre isso. O que mudou? O que podemos fazer para alimentar ou reavivar o nosso relacionamento?

Amigos, Amigas, eu sei que a validação não pode vir de fora! mas sabem bem estes mimos...

Olhemos para dentro com amor e carinho, para nós próprios! Ame-mo-nos "egoisticamente", no bom sentido é claro! Porque esse amor transpira para fora e a energia desse amor pode mudar tudo. Mas nós temos de mudar também. Começemos por nós! E pouco a pouco, veremos mudanças, daremos oportunidades... um relacionamento vale a pena sempre, quando duas pessoas se amaram um dia... mas se no fim tudo ficar igual! Mudem! De lugar de cidade, de parceiro, de roupa, de aparência!

Mas se a mudança não vier segura e de dentro, não adianta fugir, nem procurá-la noutro lado qualquer...

TENTA! Pelo menos algo vai acontecer e se for feito com amor, a mudança vai ser positiva, mesmo que no fim só fique uma amizade.

Um beijo extremamente carinhoso para quem duvida, chora e desespera no amor a dois... Eu estou cá para vos ouvir e as palavras que vos disser vão estar sempre cheias de amor... porque eu encho o meu reservatório todos os dias ;) bem, quase todos ...

5 comentários:

  1. Amiga, hoje acordei feliz, e percebi que apesar de custar tanto todos os dias sorrir, percebi que existem milhões de razões para o fazermos! Viver um dia de cada vez, com a felicidade e a força como se fosse o último dia, tem de ser um princípio de vida... fácil de dizer e mt díficil de fazer, mas devemos sempre tentar, por nós e pelos que amamos! E, quando nos esquecemos disto, temos sempre uma grande amiga para nos lembrar, certo? ;D

    ResponderEliminar
  2. Estou aqui para isso! E para aprender com as tuas palavras e a tentar praticar aquilo que tanto "prego" e leio. Também tenho dificuldades em concretizar e viver as coisas, mas pelo menos penso nisso. Agora só falta é mesmo ACÇÃO! Senão continua tudo na mesma. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por me lembrares!

    Um sorriso e um abraço apertadinho...

    Adoro-te!

    Anasonia

    ResponderEliminar
  4. Eis que todo ser nasce de uma personalidade única, pessoal. E até onde seremos capazes de amar o outro e aceitá-lo com seus defeitos, com sua manias, com seus problemas.
    Seria mesmo possivel mudar a nós mesmos? Nosso jeito de pensar? aceitando com outra visão que o problema do outro pode ser superado, lembrando que não pertence a nós, mas sim a ele?
    Partindo do princípio que todo casal abraça uma causa em comum... que é a junção de seus problemas e alegrias... fica dificil acreditar que ver o problema como algo que não existe ou olhá-lo de outra forma, me parece pouco comum... pra não dizer impossível. Certa vez, ouvi uma senhora me dizer sobre um problema do meu ex marido que não queria ver a filha, não fazia questão de conviver com ela... eu achava essa atitude absurda... e brigada com ele pq não achava que era uma postura correta de um pai. Mas essa senhora me disse: Preocupe-se apenas que o que te pertence. Depois disso nunca mais me imprtei, deixei de lado, mesmo aquilo me magoando profundamente pq eu sei muito bem o que é não ter um pai presente.
    Agora me vejo em situações opostas a todas essas frustrações e lamentações. Até onde estamos satisfeitos? Ou até onde nossos príncipes são vistos como principess e nós seremos tratadas como princesas... até o amor deixar que os problemas sejam maiores que ele? E quem pode pedir socorro e não lamentar se com todos os defeitos, e problemas do outro acabem por minar uma relação que nasceu de uma forma tão linda e que agora, cheia de dúvidas está quase morrendo... onde está o amor nessa hora? Palavras não cabem mais quando a dúvida está cheia de razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que em qualquer relação temos a oportunidade de melhorar cada vez mais enquanto seres humanos! Haverá sempre desafios e duvidas nas nossas relações... Esta gestão tem de ser feita numa base diária, para que algo tão pequeno não se torne num obstáculo tão grande, ou uma mágoa, tristeza que depois seja difícil de esquecer ou dissolver!

      Um beijinho

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...