quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Honestidade



“Viver com honestidade é aprender constantemente. 
A honestidade leva-nos a focar a atenção no eu, invés de olhar para os outros ou para suas fraquezas. 
Leva-nos a trazer o conhecimento para a forma prática.
Ficamos livres de desculpas, preguiça, medo e dependência.
Quando há honestidade, ficamos abertos a mudar, progredir e melhorar com cada e todas as situações.”

Brahma Kumaris

7 comentários:

  1. boas!!!!

    Hoje tive uma experiencia menos boa. pedi ajuda a uma pessoa.. esse pedido foi rejeitado de uma forma tão desprezível que doeu.. e vinha no comboio a pensar que precisava ler as tuas palavras. É uma lufada de ar fresco. Uma esperança.

    Honestidade... muitas vezes não nos lembramos de ser honestos com nós próprios.Por vezes não somos por medo, por cobardia, para termos a tal felicidade "tóxica". Um grande desafio!Obrigado
    hoje estou num dia menos facil, e dou por mim a pensar pq razão existem pessoas menos boas

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia! A propósito da honestidade, e mais propriamente da honestidade para connosco, ou da ausência dela (mais ou menos conscientemente), há dias aprendi um novo vocábulo para a ela nos referirmos: 'inautenticidade'. Por vezes, ou até demasiadas vezes, somos inautênticos connosco e com/em relação (a)os outros, geralmente porque agimos de acordo com normas/princípios tacitamente aceites mas que nos incomodam de uma certa forma, e sobre as quais temos receio de falar. Isto acaba por perturbar o nosso relacionamento com essa pessoa e impedir que seja 100% verdadeiro, logo 100% prazeroso. Isso faz com que se instale um sentimento de insatisfação em nós que não nos permite gozar aquela relação na sua plenitude. Quando esta inautenticidade é revelada, num diálogo tranquilo e durante o qual nos permitimos vulnerabilizarmo-nos, a relação passa sem duvida para outro nível, onde ambos acabam por se sentir de facto, muito mais autênticos: consigo e com o outro. E isso é brutal!!! Recomendo!
    Beijinhos. Li.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas vossas palavras e partilha!
    Agradeço o voto de confiança de que aqui vão encontrar palavras de esperança. Ao fazer a minha reflexão também aprendo a olhar para as palavras que solto ao vento, de uma outra forma. :)
    Quanto á honestidade, apenas acredito que se não formos honestos connosco, também não o vamos ser para os outros.
    Nos dias menos bons podemos duvidar..., mas são esses dias que precedem os fantásticos! Não concordas? Atrás de uma montanha está outra mais alta.
    E se te puseres em causa vais descobrir que podes fazer algo para mudar a tua realidade, os teus resultados... Só nós podemos mudar! Não podemos esperar que os outros mudem...
    Sê a mudança que queres ver no mundo! Gandhi
    O poder pessoal.

    E querida Lisete, adorei saber que já estas a "cuscar" o meu pequeno mundo das palavras! Obrigada pela tua contribuição! Inautenticidade.Uma palavra interessante e que descreve na perfeição o que partilhaste.
    Neste momento da minha vida acredito que não só tenho de ser honesta, como autêntica, pois só assim posso começar a viver os meus valores e deixar os milagres entrarem na minha vida!
    O "coaching" contribui muito para estas reflexões, mas se eu não for honesta comigo e com quem me acompanha, vou criar uma realidade distorcida e que vai levar a um caminho de insatisfação e frustração.
    E porque eu mereço o melhor, tenho de estabelecer primeiro esta relação verdadeira comigo para atrair a verdadeira felicidade para a minha vida... Estou nesse caminho, isso tenho a certeza! Rodeada de pessoas espectaculares que me ensinam, que me ajudam a crescer, a ver, que me abanam, que me amam pelo que eu sou e acreditam no meu potencial...

    Viver na honestidade é talvez o 1º passo para começar a ser feliz de verdade...

    E eu sou tão feliz com o que tenho agora! Mesmo!

    Obrigada :)

    Anasonia

    ResponderEliminar
  4. Boas!!!!
    Espero que estejas a sorrir:)
    Consideras que sou eu que estou a criar esta realidade? o facto de esta pessoa menos boa com comportamentos desadequados estar ali a magoar me é algo que estou a criar?

    hoje acordei a pensar nisto....

    Vanda

    Por muito que custe tenho de admitir que não estou a ser 100% honesta commigo e consequentemente para os outros.
    Tenho alguma dificuldade em dizer aos outros, pessoas de quem gosto muito, que não gostei disto ou daquilo. Por vezes tenho medo de que ao dizer estrague a relação. No entanto, por experiencia, o contrario tb não torna a relação mais saudavel.

    Será que a realidade que vivemos somos nós que criámos? será possível outra?

    ResponderEliminar
  5. Olá Vanda!

    De facto estou a sorrir, pois o meu lema é esse: Sorri para a vida que ela sorri para ti!

    A nossa realiodade somos nós que a criamos, mas também não somos responsáveis pelo que os outros escolhem sentir ou fazer. A nossa atitude perante esse acontecimento é que podemos escolher. Pensa nessa situação como um alerta! Muitas vezes serve para nos abrir os olhos e reflectirmos sobre os nossos comportamentos e as nossas atitudes. O que será que estamos a criar para nós? É trazer isso para a nossa consciência...

    Ajudei?

    Beijinhos, sorrisos e obrigada.

    anasonia

    ResponderEliminar
  6. Sim ajudaste!
    Estou grata por ter intrpretado desta forma este acontecimento.
    Tenho feito um trabalho diário para ser uma pessoa melhor todos os dias.
    O meu objectivo é conseguir sorrir todos os dias.
    Obrigada por estares por aí
    bom resto de semana

    Vanda

    ResponderEliminar
  7. Olá Vanda!

    Se quiseres fazer um treino espectacular para sorrir todos os dias e o teu dia mudar, experimenta o programa do Ricardo Peixe em http://www.confiancagt.com. Aumentas o teu nível de Confiança e alargas a tua zona de conforto. Foi um passo grande na minha mudança e na eliminação de crenças. Podes ver lá o meu testemunho. Muito bom, mesmo!

    Se ajudar fico com um sorriso do tamanho do mundo no rosto... ;)

    Obrigada pelos teus comentários.
    Boa semana

    anasonia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...