domingo, 15 de novembro de 2009

Perca o medo!















"Hoje em dia as pessoas, de um modo geral, temem muitas coisas e situações e por isso se sentem inseguras.


Saem de casa só quando não tem outro jeito, por temer a violência. Não fazem amigos porque temem se aproximar de alguma pessoa indesejável.

Deixam de conhecer alguém especial por medo de estreitar laços com estranhos.

Perdem oportunidades de adquirir novos conhecimentos porque temem não ter capacidade para aprender.

Evitam expor seu verdadeiro caráter por temer o julgamento dos outros e a não aceitação.

Não se entregam a um grande amor por medo de sofrer.

Abdicam de ocupar uma posição melhor na empresa porque temem não dar conta do recado. Não abrem mão de costumes e idéias cristalizadas por medo de enfrentar o que é diferente ou é novo. Deixam de fazer investimentos por medo de uma mudança brusca na economia.

Como se pode perceber, o medo é um grande obstáculo ao progresso e à felicidade de muitas criaturas, na face da Terra.

Assim, se você é uma dessas pessoas que guarda medo de alguma coisa, pense nas muitas vantagens que teria se superasse esse grande obstáculo.

Perca o medo de ser vulnerável e sinta a emoção de um abraço de ternura.

Perca o medo de trovoada, e admire os benefícios que os raios luminosos trazem à atmosfera terrestre.

Perca o medo de viver o bem que já sabe e sinta a leveza de uma consciência tranqüila.

Perca o medo de ser simples e desfrute o prazer da verdadeira liberdade.

Perca o medo do vento, e observe a grande contribuição dessa maravilhosa força que espalha sementes e acalma o calor.

Perca o medo de perder tempo e viaje no murmurar de um riacho, observe o voo das andorinhas, ouça a música do entardecer, fale com as estrelas, diga à lua para levar um recado ao seu amor que está distante.

Perca o medo de se arriscar e retire as grandes lições que trazem as derrotas.

Perca o medo de superar seus limites e contemple os horizontes que estão além das montanhas.

Perca o medo do amanhã, e receba de presente o hoje.

Perca o medo de dar o primeiro passo e prepare-se para a alegria da chegada.

Perca o medo de não estar sempre com a razão e aprenda com a sabedoria dos outros.

Liberte-se do medo da morte e ganhe a imortalidade.

Abandone a culpa e prepare-se para as alegrias de uma vida de acertos.

Perca o medo de ser feliz, e prepare-se para gozar tudo o que a vida oferece de útil e agradável.

Perca o medo de errar, e prepare-se para a chegada vitoriosa.

Perca o medo das cicatrizes e renda-se ao inebriante poder do amor.

Se você sente que o medo está sendo um empecilho a deter seus passos, livre-se dele e verá que o horizonte irá se abrir naturalmente.

E se, ao caminhar na direção desse horizonte, você perceber que ele se afasta de você na mesma proporção, não desanime, pois a finalidade do horizonte é essa mesma: a de fazer você caminhar para frente e para o alto, sem medos nem incertezas..."


adaptado de um texto publicado em Momentos de Reflexão
 

Reflexão Pessoal: O medo! Grande empecilho!!!! ou não?
Motor da acção quando nos apresenta um desafio maior que a nossa vida ou nos coloca nas mãos a vida de alguém querido!


O medo pode ser mau ou bom, mas só temos de agradecer o facto de o sentirmos... Senão estaríamos "a atravessar a VCI em hora de ponta", sem medo de nos magoarmos ou morrermos.

O medo foi sem dúvida um dos factores que me fez perder imensas oportunidades. Medo de sofrer, medo de não conseguir, medo de falhar, medo de ser feliz, medo de superar os meus limites, medo de me expor... enfim, medo!

Querer perder o medo é apenas ousar enfrentá-lo, se isso te estiver a impedir de seres mais feliz, mais livre, mais autoconfiante.

Agora que escolhi enfrentar o medo (que é BOM), usufruo de muitas alegrias, liberdade, confiança, ...

Aprendi que enfrentar esse medo é entrar numa “zona de desafio”, mas que se ultrapassada, traz um sentimento poderoso e maravilhoso.

Nós acomodamo-nos na “zona de conforto”, pois aí não há problema de falhar... não há hipótese de nos magoarmos ou sofrermos. Conhecemos cada canto, cada reacção, cada atitude e tudo se torna tão previsível... Escondemo-nos dentro desta zona e justificamos a nós próprios que não precisamos de sair dela! A minha vida está muito bem assim!!! Afirmamos!

Eu quero que a minha vida seja mais, quero conquistar mais, viver com mais intensidade, usufruir do que este planeta e este universo de potencialidades tem para me oferecer. E se isso significa cair, sofrer, magoar-me, só posso crescer, aprender e levantar-me. Simples.

E ajudar imensas pessoas com o meu exemplo!!! Fantástico, não é?

Ainda estou aprender a enfrentar medos, a aumentar a minha “zona de desafio”, a superar crenças, a VIVER plenamente...

E só te posso dizer que esta minha caminhada, esta minha viagem me tem trazido momentos surpreendentes, pessoas maravilhosas, situações inexplicáveis e manifestamente atraidas por mim, e que me fazem dizer bem alto: HOJE SOU MUITO MAIS FELIZ!!! E amanhã? MAIS AINDA!

Eu é que escolho!!! Que bom.... :)
Anasonia

2 comentários:

  1. UAUUUU!!!!

    Associamos o medo a um forte sentimento negativo, mas agora percebo que realmente é graças a ele que agimos e ousamos avançar.

    Obrigada por me ajudares a fazer esta poderosa reflexão.

    ANITA

    ResponderEliminar
  2. É tudo uma questão de perspectiva!

    Podes escolher olhar para o medo de diferentes maneiras.

    Eu agora escolho olhar para ele como uma oportunidade, uma alavanca, motor da acção.

    Não quer dizer que por momentos não paralize, mas depressa inverto isso escolhendo o melhor para mim...

    Afinal quem escolhe? :)
    Quem tem o poder? :)

    Um sorriso imenso e uma optima semana para ti.
    Anasonia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...