terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sobre evolução e mudança



Charles Darwin (criador do evolucionismo), nas suas pesquisas, acabou por constatar o seguinte:

“A espécie que sobrevive não é a mais forte nem a mais inteligente, mas aquela que responde melhor à mudança.”

E é isso que muitas pessoas precisam aprender a fazer: exercitar a capacidade de responder positivamente às mudanças que ocorrem nas suas vidas. Não é um talento nato, mas um exercício diário.

“Tudo muda o tempo todo no mundo”, como diz aquela canção de Lulu Santos. Então, aprender a ser flexível e entender que é importante planear, mas deixar espaço para o improviso, é fundamental para a sobrevivência no mundo de hoje, em que tudo muda a uma velocidade incrível.

A vida causa muitas surpresas, algumas nem sempre agradáveis… Pode ser algo bom, como um novo emprego, uma nova oportunidade de trabalho, o encontro com uma pessoa espectacular, o reencontro com amigos de longa data, mas pode ser algo não tão bom assim, como uma crise económica, a perda de um emprego, a separação de um parceiro, uma doença grave, a perda de um ente querido, entre outros.

E a nossa reacção em relação a esses acontecimentos é que fará toda a diferença!

Aconteça o que acontecer, deixemo-nos de ver como uma vítima. Devemos pensar sim, como um vencedor e dar a volta por cima, adaptando-nos à mudança e respondendo positivamente a isso...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...