quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Avançar com os objectivos

"Muitas vezes vimo-nos inundados por objectivos e projectos de dimensão assustadora. Pode ser por estarmos apenas a começar e o objectivo final estar ainda muito longo. Pode também ser porque o projecto em causa é realmente grande, recheado de passos e fases. Nestas alturas existe o sentimento natural de nos sentirmos "esmagados" ou "desmotivados".

Não vou falar de motivação hoje mas vou supor que acontece a outra coisa que é natural acontecer nestas alturas. Admitindo que há motivação e vontade de atingir os objectivos (e convenhamos, se não houver talvez seja uma boa ideia rever esses objectivos) existe a tendência para nos sentirmos perdidos. Queremos muito atingir o objectivo, o projecto tem valor mas... no entanto... não sabemos por onde começar. Não sabemos por onde nos virar.

Esta situação acontece mais vezes quanto mais importante e grande é o projecto. Qualquer acção parece demasiado pequena para fazer a diferença no contexto global do projecto. O que acontece a seguir, especialmente quando nos deparamos com várias acções e todas elas parecem ter um impacto mínimo, é a inacção. Não sabemos por onde começar, portanto não começamos. Não sabemos por onde avançar, portanto não avançamos.

O que a esta altura já não estamos a considerar é que qualquer grande projecto é precisamente isso. Uma soma de muitas pequenas acções. Todas elas dão o seu pequeno contributo para que o projecto avançe mais um pouco. Costuma-se dizer que a melhor forma de comer um elefante é uma fatia de cada vez e quem diz isso não está errado. Quem empreende uma caminhada de centenas de quilómetros a pé começa com um único passo, um primeiro quilómetro.

Portanto ter muitas coisas pequenas para fazer no projecto e achar que são todas pequenas, são excelentes notícias! Qualquer uma delas vai contribuir para o projecto. Assim o desfio não é descobrir qual vai ter impacto no projecto mas simplesmente escolher uma!

Existe uma última questão. Para sabermos quais são as opções e escolhas que temos à nossa disposição é fundamental conhecer o actual estado do projecto. Parece óbvio mas quando alguns projectos estão parados durante algum tempo ou são verdadeiramente enormes, por vezes não sabemos bem em que estado ele se encontra.

Se querem realmente brincar com esta ideia, podem começar por escolher, de todas as opções disponíveis para avançar com o projecto (ainda que só alguns milímetros), a mais pequena, a mais fácil. Afinal se todas as acções são necessárias para o projecto e todas podem ser tomadas naquele momento, porque não dar-mo-nos ao prazer de escolher uma fácil para começar? O sucesso de uma fácil faz milagres sobre a motivação para executar as mais difíceis!

Há uns meses vi-me confrontado com a necessidade de preparar um curso de formação de 125 horas numa área que é das minhas mas sobre qual nunca tinha dado formação. Aliás, nem sequer tinha falado há anos. Apesar de estar bastante confiante de que pouca coisa tinha mudado e de que poderia dar um bom curso (que, pelo feedback, acabou por ser) havia imenso para ler, para escrever, para preparar. Quando a sensação de "estar perdido" começou a aparecer limitei-me a identificar uma pequena acção que podia fazer para avançar com o projecto. Podia ler algum material para efeitos de seleccionar o conteúdo. Naquele momento exacto a sombra de um projecto esmagador desapareceu! Deixei de ter de preparar e leccionar um curso enorme. Só tinha de "ler alguma material". Bem, isso é fácil! E assim fiz. Quando terminou e voltei a olhar para o projecto e lá estava ele. Tinha avançado pouco mas tinha avançado. Para além da injecção de motivação que é vermos os nossos projectos progredirem também tive a sensação agradável de que este método funciona e de que liberta muita da pressão que por vezes associamos a grandes projectos. Por diversas vezes volto a ele.

Brinquem com isto (funciona com qualquer projecto, dos mais pessoais aos totalmente profissionais):

1. Escolham um projecto grande que têm entre mãos (ex. mudar de casa)

2. Verifiquem qual o seu estado actual (ex. a cidade de destino está escolhida)

3. Identifiquem alguns dos próximos passos possíveis (ex. colocar a casa actual à venda; contactar imobiliárias na cidade de destino; pedir orçamentos de empresas de mudanças; etc.)

4. Escolham a acção mais simples de todas, que podem tomar hoje mesmo! E tomem-na!

5. Quando terminarem, escolham outra e tomem-na! Vão ver que os projectos parece que começam a andar com vida própria ;) "

Publicado por Ricardo Rebelo


Reflexão Pessoal:
Deparo-me com esta dificuldade de avançar com objectivos que marco e estabeleço a cada semana, mas só com pequenos passos, pequenas tarefas e principalmente agindo é que as coisas começam a acontecer!!!
Eu estabeleci projectos de grandes dimensões e realmente isso torna-se assustador.
No ínicio debatia-me com a incerteza e incredibilidade de poder fazer acontecer estes sonhos na minha vida, mas com a ajuda do meu coach e tomando a responsabilidade pela minha vida é que começei realmente a agir! Não é tarefa fácil, mas afinal são os nossos sonhos! Certo?
Primeiro tem de ser os nossos sonhos, projectos, objectivos... De mais ninguém!
Temos de clarificar o nosso objectivo, estabelecer prioridades, delegar tarefas, agendar, acreditar e AGIR!
Ainda me debato com o cumprimento de alguns desses pequenos passos, mas porque quero tanto que aconteçam inundo-me de tarefas e claro, vem a frustação de não conseguir por tudo em prática!
Percebi que mais vale poucos e pequenos passos a cada dia, a cada semana para começarmos a ver mudanças na nossa vida!
Cada caminhada começa com um passo, arregaçando as calças, focando-nos no objectivo final: chegar à meta que traçamos!
Tudo tem o seu tempo e não adianta querer tudo amanha... pois vem a desilusão e baixamos os braços...

Mas nunca se esqueçam de uma coisa mt importante!!!

Estamos a falar da nossa VIDA!!!! Dos nossos sonhos!!!

Que mais precisamos para nos motivar a AGIR?

E só nós podemos começar! Hoje! Agora!

Porque vão sempre aparecer dificuldades, obstáculos, contratempos, mas acreditem, são esses que dão sal á vida e ao caminho que vamos percorrer até conseguirmos atingui-los!!!

E no final a recompensa é muito saborosa!

Vamos AGIR? Sempre com um sorriso !!!!


Anasonia :) caminhando ao vosso lado

2 comentários:

  1. um ano fantastico para ti!
    vanda

    ResponderEliminar
  2. OLá Vanda!

    Os anos da nossa VIDA não se medem pelos sucessos, medem-se pelos desafios ultrapassados,por isso desejo-te muitos desafios em 2010! São esses que nos permitem crescer, mudar e aprender...

    Obrigada pelo teu carinho e presença :)

    Anasonia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...