sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Torne-se um lago!


"Um velho mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo de água e bebesse.


Qual é o gosto? - Perguntou o mestre.

Ruim- disse o aprendiz.

O mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.

Os dois caminharam em silencio e o jovem jogou o sal no lago.

Então o mestre disse: Beba um pouco dessa agua.

Enquanto a agua escorria do queixo do jovem o mestre perguntou: Qual o gosto?

Bom!- disse o rapaz.

Você sente o gosto do sal? - perguntou o mestre.

Não - disse o jovem.

O mestre então, sentou ao seu lado e disse, pegando em suas mãos:

A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos.Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu".

Em outras palavras: É deixar de ser copo para tornar-se UM LAGO
 
 
Reflexão Pessoal:
 
Sexta-feira: um dos meus dias favoritos!

Acordo a pensar só em mim.
É o dia que escolho para me trabalhar, para me conhecer mais, para me desafiar, para partilhar, para reflectir, para sentir as mudanças que se produzem em mim a cada semana.
Um trabalho que iniciei em Setembro de 2009 (09.09.09), às 9h da manhã, quando comecei as minhas sessões de Coaching.
Melhor! A continuação de uma tarefa linda que agarrei com toda a minha força e amor, que é a de me melhorar, crescer e ser feliz todos os dias. Depositando toda essa energia, essa escolha na minha pessoa.

É um caminho longo e cheio de prazer e amor, pois nunca paramos de aprender...

As sessões de coaching centram-me nos meus objectivos, no que realmente quero para a minha vida, descobrindo desejos que estavam escondidos em mim. Isto porque reflicto com profundidade nos meus verdadeiros e mais sinceros objectivos. Escrever isso é também uma das tarefas mais importantes, pois materializamos, visualizamos a nossa vida numa folha de papel. Não fica apenas no teu pensamento.

Com a ajuda do meu coach que me orienta, quando pareço dispersar e me ajuda, ao permitir-me verbalizar essas tarefas como um compromisso. Agendando o que defino para mim durante cada semana.

Mais importante ainda, é que começamos por definir as 5 áreas que vamos trabalhar, independentes, mas que se ligam obrigatoriamente, pois são elas que juntas definem o nosso nível de realização e de felicidade.

Área Emocional, Profissional, Saúde/ Físico, Espiritual e Mental.
Trabalhamos cada uma delas, sempre focados no que eu pretendo, no que eu quero, no que me faz ser feliz em cada uma delas.

Como seria a minha vida se todas elas estivessem a 100%?

Então escrevo isso mesmo.
Objectivos GURU (resultado final)
De seguida, escrevo os objectivos BÉBÉ, passos pequeninos para a sua concretização.

E finalmente começa a verdadeira ACÇÃO!!!

Qual a área mais importante para mim?

Depois de a escolher é por ai que começamos a trabalhar... E assim o estou a fazer!

A AGIR na minha VIDA, nos meus sonhos, na direcção de realizar todos os objectivos GURU nessas áreas. Pensando e realizando pequenos passos, que se bem dados, me fazem sentir segura e acreditar que vou chegar ao resultado final. 100%

Isto tudo, para partilhar um sitio lindo onde costumo ir depois das sessões.

Naquele banco, em frente àquele lago, cheio de vida, rodeada de natureza, escrevo o que defini com o meu coach. No silêncio da natureza, dos sons tão calmos que me rodeiam, na sensação de presença no AGORA, sentindo a gratidão, o amor e sabendo apreciar a minha companhia. Estar comigo mesma. É bom! Muito bom! É uma espécie de liberdade, de amor incondicional, de respeito, de me sentir...

Focarmo-nos apenas nos nossos problemas, não ajuda a resolve-los! Mas se abrir-mos o nosso olhar, o nosso horizonte, não ficando centrados no nosso umbigo e no nosso "eu coitadinho", apercebemo-nos da imensidão de possibilidades, da capacidade de escolhermos o que queremos sentir.

E que temos o poder de AGIR e mudar tudo aquilo que quisermos...
Eu olho para esses "problemas" e penso nas soluções, focando-me no positivo, e a maioria das vezes, agradeço esses "problemas" (obstáculos), porque foram eles que me ajudaram a CRESCER, a MUDAR, a VIVER, a apreciar o belo, a simplicidade, a natureza, o sorriso de uma criança, um abraço, um obrigado, um carinho, uma palavra amiga, um pequeno gesto....


ADORO FOCAR-ME NO LAGO E ESCOLHO VIVER OS MEUS SONHOS, SEM NUNCA PERDER DE VISTA AS OPORTUNIDADES ESCONDIDAS EM CADA OBSTÁCULO!

Adoro a minha vida! Hoje posso dizer: SOU FELIZ!

Obrigada a quem me acompanha nesta caminhada, cheia de sorrisos, lágrimas, abraços, desabafos, beijinhos, carinhos e histórias partilhadas… :)

Anasonia

7 comentários:

  1. E quando não sabemos quais os nossos objectivos? Quando não sabemos o que realmente queremos, o que nos faz feliz? É menos facil aplicar o que descreveu... Como mudar este padrão?

    Vanda

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Escolhi ter sessões de coaching individual, pois os meus objectivos de vida estavam muito indefinidos, ou seja, numas áreas sabia perfeitamente o que queria e noutras nem por isso. Estas sessões ajudam a descubrir o que realmente queremos, porque todos as respostas estão dentro de nós!
    Se fores do Porto posso dar-te alguns contactos de empresas ou pessoas que te podem ajudar, ou mesmo workshops.

    A minha vida está muito mais centrada desde que começei as sessões e obriga-me a estar constantemente focada na minha felicidade, nos meus objectivos.

    O padrão, a ausencia de objectivos pode ser descoberta com as sessoes ou frequentando cursos e workshops que nos dão ferramentas para levantarmos o véu...

    Tenho contactos tb em Lisboa.

    Tenho todo o gosto em ajudar-te.

    Um beijinho e obrigada por estares atenta ao meu blog e às minhas partilhas.

    anasonia

    ResponderEliminar
  3. Obrigada!
    Também tenho sessões de coaching, no entanto ainda não consegui realizar essa descoberta, essa definição de objectivos. Aqueles que me farão lutar e ser feliz.

    obrigada

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Vanda, fico contente por estares num caminho de aprendizagem e descoberta de ti mesma, mas uma coisa que acho particularmente "estranha" é que o coaching tal como o conheço, não avança sem definição de objectivos! Nem que seja num campo só!
    Aliás, o objectivo de cada sessão é descobrir esses objectivos "escondidos" dentro de nós!
    Há quanto tempo fazes as sessões?
    São individuais ou em grupo?

    Este é sem dúvida um dos melhores métodos para encontrares os teus objectivos!!!

    Por isso a minha estranheza em não perceber como ainda não os descobriste!

    A pessoa com quem fazes as sessões é certificada? Tiveste referências?

    Para mim essa escolha teve a ver com todas essas questões e só me decidi a fazer porque tinha total confiança no método utilizado pelo meu Coach e nos seus resultados.

    Mas lembra-te de uma coisa importante! Quem define os objectivos és tu, não o teu coach, mas com o método chegas lá facilmente...

    Se puder ajudar....

    Dispõe! :)

    Um beijinho

    Anasonia

    ResponderEliminar
  5. Bom dia com um grande sorriso!

    Relativamente aos objectivos, temos trabalhado neles, e tenho sempre definido objectivos semanais ou conforme as sessões que tenho, no sentido de atingir os tais, como já percebi que chamas de guru.No entanto, a duvida reside nesses mesmos. o que dará sentido à minha vida. Esses é que tenho de trabalhar.
    Vou empenhar me mais, penso que aqui tenho de ter uma atitute mais activa e de responsabilização.Tenho pensado pouco neles, tenho escrito pouco e daí a falta de acção e motivação.Aqui a responsabilidade é minha
    Os teus textos também me têm ajudado. Recorro aos textos muitas vezes ao dia, para me motivar, ficar feliz e sentir que de acto estou no caminho certo.Ajudam me a despertar :)

    beijinhos
    V
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelo teu grande sorriso!

    Os nossos sonhos e objectivos, vão mudando muitas vezes todos os dias, mas se pensares GRANDE = objectivos GURU, defines facilmente pequenos passos = objectivos BÉBÉ para os atingir.
    A responsabilidade de partilhar com o Coach a tarefa semanal é uma ajuda para não protelar as acções e ver a vida a passar... (pelo menos para mim)
    Eu escrevo-os todos os dias, agradeçendo as coisas boas que tenho agora e escrevendo os objectivos "META +".
    Se não formos nós a dar esse passo, a construir a nossa vida, ninguém o vai fazer por nós, como já disseste!
    Ao escrevê-los todos os dias foco-me constantemente neles e as sincronicidades aparecem... Já leste a Profecia Celestina?
    Um bom livro para quem está a despertar para a espiritualidade...
    Ajuda na tomada de consciência de certas atitudes e comportamentos que temos e nem nos apercebemos.

    Obrigada mais uma vez pelos teus pertinentes comentários que também me ajudam a pensar na minha vida.

    Já sabes podes contar comigo para qq esclarecimento, sempre baseado nas minhas experiências... :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Amei este texto e a partilha dos comentários!
    Uma reflexão poderosa! Fiquei curioso com o Coaching. Acho que vou pesquisar mais.
    Obrigada.
    Sorrisos

    Fernando

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...