"Conheça as 4 principais motivações para dar:
Qualquer razão é boa para dar, e cada quadrante encerra diferentes motivações, objectivos e benefícios.
O Quadrante 1 é o do dar sem pedir retorno. Sabemos hoje que a generosidade compensa por si própria!
Segundo um recente artigo da revista Visão, ter comportamentos e gestos solidários acciona os circuitos de recompensa do cérebro libertando as hormonas da “felicidade” (Dopamina e Ocitocina), permitindo até a criação de novos neurónios e o fortalecimento do sistema de defesas, entre outros benefícios (Prof. Stephen G. Post).
Este fenómeno já era conhecido nos comportamentos e gestos do Quadrante 3, pois fazer algo que apetece e satisfaz, tem idêntica reacção químico-hormonal.
O Quadrante 2, refere-se às dádivas rituais, como as de Natal, aniversários, ou protocolares, usadas socialmente para criar boa vontade.
No Quadrante 4, estão os tipos de dádivas mais importantes no mundo dos negócios, nomeadamente nas
actividades de NETWORKING PROFISSIONAL, procurando criar RECIPROCIDADE.
Ao dar e ajudar proactivamente os outros, partilham-se recursos que podem contribuir para o seu sucesso profissional ou pessoal, e simultaneamente ensina-se acerca do nosso carácter e competência. Estes recursos podem ser informações, opiniões, oportunidades, acessos, apresentações a outros executivos ou recomendações e referências.
Quem os recebe vai desejar retribuir, excendendo o benefício percebido, e assim também contribuir em muito para o sucesso de quem lhe gerou valor-acrescentado,cultivando uma relação mutuamente benéfica e fomentando uma cultura de abundância de recursos.
Para começar a receber e evoluir nos estágios das relações, o primeiro passo é dar.
“Semeie” e “Cultive” relações dando generosamente e sem exigir retorno imediato."
Sem comentários:
Enviar um comentário