quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ame-se, aceite-se da maneira que é!





A essência do Yoga é: Ame-se, aceite-se da maneira que é!

Isto não significa cruzar os braços e dizer: “Eu sou assim mesmo. Nunca vou mudar”.

Quando se aceita verdadeiramente, muda para melhor. Liberta-se de cobranças e do perfeccionismo. É mais autentico e feliz. A vida sem amor é superficial, vazia e sem sentido. É o amor que nos motiva a fazer tudo com entusiasmo e boa vontade.

Quando descobrimos o amor interior, a vida tem significado e propósito.

Liberte-se da ideia que tem de ser perfeito ou fazer tudo com perfeição.

A maioria das pessoas nem pensa em amar-se. Elas diminuem-se, culpam-se, ficam apenas à procura de defeitos, sem ver suas próprias qualidades.

Pensam que devem amar apenas os outros. Acham que amar a si mesmo é egoísmo.

Não entendem que esse amor deve começar dentro de si mesmas, por elas mesmas.

Quando alguém tem baixa-estima, diminui-se, o verdadeiro problema da vida dele é este.
Todos os outros problemas surgem desse sentimento de não aceitação, de depreciação.

Muitas vezes as pessoas sentem-se inferiores, pois estão constantemente a comparar-se com outras.

Acham que são incompetentes, sem talento, sentem-se rejeitadas, que ninguém seria capaz de amá-las.

Quando se olham no espelho, não gostam do cabelo, só procuram defeitos e rugas no rosto.

Não vêem o brilho dos próprios olhos, nem a beleza do sorriso, nem se olham sentindo amor e aceitação por si mesmas.

Um bom exercício para melhorar a auto-imagem é olhar-se no espelho e fazer afirmações positivas.

Olhe bem dentro dos seus olhos e afirme: “Eu me amo. Eu me aceito da maneira que eu sou”.

Deixe que esta experiência se intensifique. Sorria olhando em seus olhos, acolhendo-se, aprovando-se, enviando amor para si mesmo.

Esta vivência é muito significativa. Alguns sentem muita dificuldade em olhar bem nos seus próprios olhos. Não conseguem sentir alegria, alguns sentem-se desconfortáveis, ficam com os olhos cheios de lágrimas, outros criticam-se ou têm medo.

Se se acha feio, alto ou baixo demais, tímido demais, que não é suficientemente bom; a causa básica do seu sofrimento, dos seus problemas é: Não se ama. Não se valoriza.

Por exemplo, se estiver a precisar de fazer dieta para emagrecer, comece fazendo uma dieta mental.

Evite pensamentos negativos. Comece a amar-se mais, descubra o seu valor.

Atrás do excesso de peso, está um problema interno maior: Não acha que “é bom o bastante”, sente-se inseguro, com medos e carências. Enquanto não lidar com este problema, com esta falta de aceitação de si mesmo, fica fazendo dietas e mais dietas, desistindo e engordando mais, culpando-se.

Reeduque os seus hábitos alimentares sem fazer disso um sacrifício, ou tortura.

Com alegria, motivação e discernimento, alimente-se sentindo amor por si mesmo, pensando na sua qualidade de vida e no seu bem-estar.

Não se julgue nem se cobre.

Pare de se criticar o tempo todo, e logo conseguirá seus objectivos.

Procure libertar-se desta ideia que tem de ser perfeito ou fazer tudo com perfeição.

Estamos no planeta Terra para aprender e evoluir.

Aprenda com os seus erros, permita-se errar e aprender.

Seja bondoso consigo mesmo.

Lembre-se de se amar e de se respeitar.

Descubra as suas qualidades, valorize-se!

Fique em paz e lembre-se que Deus habita no seu coração!


adaptado de Emilce Shrividya Starling


Reflexão Pessoal: Nas palavras de Emilce, ela diz que a essência do Yoga é: Ame-se, aceite-se da maneira que é! Realmente concordo, mas não sei essa é a essência do Yoga.
Nunca me perguntei qual era a sua essência!
Mas sei que a partir do momento em que comecei as minhas aulas de ioga, sinto esse amor com mais presença, aliás sinto o meu corpo... Ouço a minha respiração, entrego-me aos exercícios e vivo o Agora! Naquele momento só penso em mim e no meu interior! Ouço o meu corpo e a minha alma. E se calhar esse é tb um processo de aceitação de mim mesma! Eu respeito o meu corpo e só vou até onde ele me permite ir... Um dia de cada vez, e cada vez vou mais longe... E a energia com que saio de cada aula é fantástica! As meditações e visualizações finais ajudam imenso no processo de relaxamento.... e fico sempre com aquele gostinho de: Soube a pouco! Mas penso, para a semana mais!

Obrigada Filipe! Adoro as tuas aulas! um beijinho tb para os meus companheiros de aula.... e um especial para o meu Pai que me acompanha sempre! Sinto que estamos mais conectados... Obrigada Paizão!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...