quarta-feira, 21 de julho de 2010

Admiração, respeito e confiança


"Pode uma relação amorosa sobreviver sem admiração, respeito e confiança? Na minha opinião, não...

Esse é um tripé de sustentação fundamental para que um homem e uma mulher vivam plenamente um relacionamento afectivo. Não podemos afirmar se tais características são causa ou efeito do amor, mas sabemos que, se faltar uma das três na relação, a convivência ficará comprometida.

A admiração é a nossa capacidade de sintonizar com o belo. É o encontro da beleza de cada um de nós com o belo que existe no outro.

Imagina como seria insuportável viver com alguém e nunca sentir estímulo para dizer: “Como estás bonita/o!”, “Que inteligente que tu és!”, “Sinto-me orgulhoso/a de ti!”, “Adoro fazer amor contigo!”...

Quantas vezes nós simplesmente não reconhecemos as características do outro, que seriam dignas de admiração?

Admirar o seu companheiro/a é saber ver a sua grandeza mesmo nos gestos mais simples.

Já o respeito dá-nos a certeza de que não faremos ou diremos nada que possa desvalorizar a pessoa amada. Quando alguém ama de verdade uma pessoa e protege esse amor, sempre existirá respeito nesse relacionamento.

Quando há respeito entre duas pessoas que se amam, elas não querem que nada de mal lhes aconteça.

A outra característica fundamental para que o amor se desenvolva é a confiança: aquela sensação que temos de que, aconteça o que acontecer, poderemos contar com o outro. É a certeza de que o/a companheiro/a nos quer, mesmo que estejamos num mau momento... É a tranqüilidade e a segurança de podermos contar tudo o que quisermos, sabendo que, se for pedido, o segredo será mantido...

Quando confias em alguém, confirma e confronta qualquer informação que possa ameaçar a relação. Não permaneças na dúvida, baseando-te em suposições.

A pessoa em quem confiamos é aquela que sabemos que nunca ridicularizará os nossos sentimentos, não fará comentários maldosos sobre nós e nunca será desonesta connosco. Mas sempre terá um ouvido atento para nos escutar, um ombro onde possamos chorar ou descansar, mãos que nos estarão sempre estendidas e cabeça para nos ajudar a pensar.

Amar é respeitar, é admirar, é confiar. Pensa sobre isso e faz algo com essas idéias para melhorar os teus relacionamentos."

Autor desconhecido


Reflexão pessoal: Publiquei este texto porque cada vez me deparo com relacionamentos onde falta um destes valores, senão todos... e penso para mim como é possivel continuar este relacionamento!
Cada vez vejo mais pessoas que se acomodam a relações por medo de ficarem sozinhas, por acreditarem que não conseguem melhor, pelos filhos, por segurança, pela sociedade, pela familia, ... Sinto que nos esquecemos de nós... A pessoa mais importante das nossas vidas somos nós! E se não nos soubermos valorizar, mais ninguem o fará!
Uma reflexão importante que devemos fazer nos nossos relacionamentos!

Boa semana com muitos sorrisos

Anasonia

4 comentários:

  1. adoro o que escreve , sou teu fá ..um bj
    wilson
    tagwill@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada wilson :D

    É um prazer partilhar textos, palavras e sentimentos.

    Uma excelente semana cheia de sorrisos

    Anasonia

    ResponderEliminar
  3. To vivendo/passando por um relacinamento exatamente como o descrito no seu texto. tenho 30 anos, mantenho um relacionamente de extos 8 anos e venho pecebendo e que Ela, já não tem ADMIRAÇÃO por mim: isso é insuportavel, pois tudo que tento fazer, ou mudar, criar, palpitar, idealizar, nada tem relevancia para ela, estou sempre errado no ponto de vista dela.

    A falta do RESPEITO,tambem é atormendador numa relação, bem simples de se perceber, seu parceiro(a) simplesmente ignora sua opnião... decide fazer ou deixar de fazer algo e não lhe consulta, lhe oculda informações, omite verdades...


    A falta da CONFIANÇA, lhe dininui como homem/mulher, como parceiro(a), você senti-se sem prestigio algum, percebe quem nem em suas habilidades profissionais ela/ela tem confiança mais.

    Fico observendo, as vezes até sinto um fio de inveja, dos amigos, cujo percebo em suas parceiras, a fortaleza, de CONFIANÇA que Elas enxergam em seus parceiros.

    Desabafo!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo desabafo que percebo ser uma reflexão de um relacionamento onde não existem as bases da sua sustentação! Eu pessoalmente acredito que só o AMOR não chega! É preciso alimentar, acarinhar, admirar, partilhar tudo sem perder a sua identidade! Somos DOIS mas antes disso somos UM!

    Uma semana cheia de sorrisos, insigths e execelentes decisões!

    Anasonia ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...