sábado, 29 de maio de 2010

Sorri :)

terça-feira, 25 de maio de 2010

O PRINCÍPIO 90 / 10 de Stephen Covey

Que princípio é este? Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa contigo, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como reages ao que se passa contigo.
O que quer isto dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro avarie, que o avião se atrase, ou que o semáforo fique parado no vermelho. Mas somos nós quem determinará os outros 90%. Como? Com a nossa reacção.

Por exemplo: imagina que estás a tomar o pequeno almoço, com a tua família. A tua
filha, ao pegar na chávena, deixa o café cair na tua camisa branca de trabalho. Realmente não tens controle sobre isto. Mas o que acontecerá em seguida será determinado pela tua reacção.

Se fores como a maioria das pessoas, provavelmente irritas-te. Repreendes severamente a criança e ela começa a chorar. Censuras a tua esposa/marido por ter colocado a chávena muito próximo da beira da mesa. Quando te deres conta, entraste numa batalha verbal.

Contrariado/a e a resmungar, vais mudar de camisa. Quando voltas, encontras a tua filha lavada em lágrimas; de tal forma que ela acaba por perder a boleia habitual para a escola. A tua esposa/ marido vai para o trabalho, também contrariada/o. Por muito que isso te afecte, tens de levar a tua filha, de carro, para a escola. Como estás atrasado/a, conduzes  a alta velocidade e és multado/a. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o polícia e uma multa, chegam à escola, onde a tua filha entra sem se despedir de ti.

Ao chegares atrasado/a ao escritório, percebes que te esqueceste da pasta. O teu dia começou mal e parece que ficará ainda pior. Ficas ansioso/a para o dia acabar e quando chegas a casa, a tua esposa/ marido e filha estão de cara zangada, em silêncio e frias/os contigo.

Porquê? Por causa da tua reacção ao incidente do pequeno almoço. Pensa bem: porque é que o teu dia foi péssimo?

A) por causa do café?

B) por causa da tua filha?

C) por causa da tua esposa/ marido?

D) por causa da multa de trânsito?

E) por tua causa?

A resposta correcta é a E. É verdade que não tens controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como reagistes nos 5 minutos seguintes foi o que realmente arruinou o teu dia.

Vê agora outro cenário possível: O café cai na tua camisa. A tua filha começa a chorar. Então, compreensivo/a diz-lhe, gentilmente: "deixa lá querida, para a próxima vais ter mais cuidado". Depois de pegares numa outra camisa e na pasta, regressas, bem a tempo de veres a tua filha a apanhar a boleia habitual. Oferece-lhes um sorriso e ela retribui, dizendo adeus com a mão.

Notaste a diferença? São duas situações iguais, que terminam de forma muito diferente.

Porquê? Porque os outros 90% são determinados pela tua reacção.

Se alguém disser algo negativo a teu respeito, não leves o comentário como um ataque pessoal, não deixes que os comentários negativos te afectem. Reaje apropriadamente e o teu dia não ficará arruinado.

Como reages a alguém que te atrapalha no trânsito? Ficas transtornado/a? Gritas? A tua pressão sanguínea sobe?

O teu voo está atrasado; decerto que vai atrapalhar a tua programação do dia. Para quê manifestares a tua frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Usa o teu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Stressar só piora as coisas.

Agora que já conheces o Princípio 90/10, utiliza-o. Vais surpreender-te com os resultados. Acredita, ele pode mudar a tua vida!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A vida é já!

"Convencemo-nos que a vida será melhor depois...

depois de acabarmos os estudos,
depois de arranjarmos trabalho,
depois de casarmos,
depois de termos um filho,
depois de termos outro filho…

Então, sentimo-nos frustrados porque os nossos são suficientemente pequenos e julgamos que seremos mais felizes quando crescerem e deixarem de ser crianças.

Depois, desesperamos porque são adolescentes, insuportáveis.

Pensamos: "Seremos mais felizes quando esta fase acabar!" Então, decidimos que a nossa vida estará completa quando o nosso companheiro ou companheira estiver realizado...

Quando tivermos um carro melhor...
Quando pudermos ir de férias...
Quando conseguirmos uma promoção...
Quando nos reformarmos...

A verdade é que NÃO HÁ MELHOR MOMENTO PARA SER FELIZ DO QUE AGORA!

Se não for agora, então quando será?

A vida está cheia de depois... É melhor admiti-lo e decidir ser feliz agora, de todas as formas.

Não há um depois, nem um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho e é AGORA!

Deixe de esperar até que acabe os estudos... até que se apaixone... até que encontre trabalho... até que se case... até que tenha filhos... até que eles saiam de casa... até que se divorcie... até que perca esses 10kg... até sexta-feira à noite ou Domingo de manhã... até à Primavera, o Verão, o Outono ou o Inverno, ou até que morra... para decidir então que não há melhor momento que justamente ESTE para ser feliz!

A felicidade é um trajecto, não um destino.

Trabalhe como se precisasse de dinheiro... Ame como se nunca o tivessem magoado e dance como se ninguém o estivesse a ver. O resto… é paisagem."
 
 
Carla Afonso

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A parábola do lápis



Obrigada pela partilha querida Gabi!

Sorrisos

Anasonia

Quem somos nós?

Todos os seres humanos num determinado momento da sua vida se questionam: De onde viemos? Para onde vamos? Qual o nosso papel neste mundo? Partindo dos estudos da física quântica, "Quem Somos Nós?" mistura ficção e documentário para nos mostrar que a realidade, da forma como a percebemos, é ilusória, que nós é que a criamos e que, sim, nós podemos mudá-la. Depoimentos de físicos, filósofos e místicos afirmam que a matéria não é sólida como pensamos: ela é etérea e mutável, e que os nossos pensamentos podem alterá-la. Que nós podemos ter controle sobre o nosso corpo, as doenças e as emoções, pois podemos escolher a realidade em que queremos viver e assim alterar as nossas vidas.

Vale a pena rever ;)

terça-feira, 18 de maio de 2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Para reflectir 21


"Preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR."

Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 11 de maio de 2010

Hoje é o Primeiro Dia do Resto das Nossas Vidas


"Foi na sexta feira, dia 5 de Dezembro de 2008. Eram 19,00 horas quando as portas se abriram. Cerca de 250 pessoas entraram cheias de expectativa. Ao fim de uma hora a expectativa estava consumada. Daniel Sá Nogueira já era o nosso Guru. De uma forma arrebatadora conseguiu que em poucos minutos toda a assistência ficasse contagiada pelo entusiasmo. Desta vez era mesmo verdade: este workshop poderia mesmo mudar as nossas vidas.

O mote principal foi a acção. Ninguém ficou no seu lugar (a sua zona de conforto...) por muito tempo. A regra era mudar de lugar frequentemente. E com isso conseguia-se pôr as pessoas a contactarem umas com as outras. No fim da primeira noite já era possivel a interacção de cada participante com pelo menos uma dúzia de desconhecidos no inicio.

Cedo se começou a verificar que a energia do guru se contagiava com facilidade aos participantes. No meio das celebrações e chuvas de amor os conteudos de formação iam sendo dados de forma clara, motivadora e numa base sustentada. A mensagem passa de forma clara conjugando magistralmente os conteudos mais queridos da new age (que o Daniel chama carinhosamente de "freaks") com os conteúdos da psicologia e da quântica. A razão desta mistura é pragmática: mesmo o transcendente pode ser explicado e se o não pode ser já podemos no minimo manter as mentes abertas e não o recusar apenas pelo motivo de que não é cientificamente explicado.

O workshop é um exercício de prática e de teoria. Às explicações dadas com rigor e muita clareza, seguem-se momentos de euforia em que o corpo tem que mexer. Uma prática adorada por todos foi a "celebração" que consiste numa monumental salva de palmas dada aos pulos e aos gritos. Para além de muito espiritual e de rigor capaz de convencer os mais cépticos, o workshop chama a atenção de todos os participantes, de forma prática e teórica, que é necessário aliar as práticas mentais às práticas fisicas. Aqui está um dos "segredos" - o suave equilibrio entre as energias Yin e Yang.

Outro "segredo" é a necessidade de se adicionar Atitude a tudo o que fazemos. Não basta pedir ao Universo, temos que AGIR para obter resultados.

Resultados são, na essência, aquilo que todos nós queremos. O Universo (ou como cada um quiser chamar) é abundante e dá a todos com abundância. Apenas temos que PEDIR. Mas para isso é preciso AGIR.

A primeira fase da acção é definir OBJECTIVOS. Sem eles como sabemos o que pedir? E como é que o Universo saberia o que queremos? Por isso os participantes são cuidadosamente ensinados a definir o que é importante para si, a definir os objectivos "guru" e os objectivos "bébé", a conhecer-se fisica, mental, emocional e espiritualmente.

São ensinadas técnicas como o modelo TCI (Topic Centered Interaction), o modelo E+A=C (evento + atitude = resultado), a activação dos SAR e o modelo ROSA (realidade, objectivos, soluções, acção) utilizado por muitos coachs para ajuda na definição de objectivos e projecto de vida.

Quase um dia inteiro é intensamente dedicado a cada um escrever o "livro da sua vida" onde, através de introspecção profunda, entremeada por momentos meditativos e por outros de actividade fisica e de celebração, cada um se descobre a si próprio, descrevendo os sucessos/insucessos, as sua emoções habituais, a quem está grato, quem são os seus mestres e o modo como idealmente se gostaria de sentir. Cada um ao rebuscar a verdade no seu interior e ao escrevê-la acaba por descobrir uma pessoa fascinante que, afinal, não conhecia bem. E acaba por descobrir também qual o caminho que idealmente quer trilhar.

Num momento em que o cansaço já imperava (passava das 23,00 horas da segunda noite), Daniel convidou-nos a escrever o que fariamos se apenas tivessemos uma semana anunciada de vida. Em muitos as lagrimas não foram contidas. Depois passou-se a uma descrição do que fariamos se tivessemos um ano de vida. Estas técnicas permitem de uma forma profunda e dramática descobrir afinal o que é urgente e importante viver e resolver para cada um.

A sessão continua com uma descrição daquilo que gostariamos que as pessoas dissessem de nós na nossa festa do centésimo aniversário.

Num estado de quase exaustão (é esse o objectivo) cada um escreve finalmente os objectivos que o seu subconsciente lhe está a ditar para cada uma das 12 áreas da "pizza da vida". Esses objectivos serão aqueles que o participante realmente acaba por achar muito relevantes para progredir na sua vida e ter sucesso. O ego já está posto de parte, são os verdadeiros anseios e necessidades que são colocados no papel.

No ultimo exercicio da noite é feita uma visualização poderosa em que cada um imagina que tem à sua frente um sósia "purificado" com as caracteristicas de sucesso e de concretização de objectivos que foram definidos como o seu padrão ideal. Após cumprimentar esse sósia, cada um "entra" no seu corpo renovado fisica e espiritualmente e assume a sua nova imagem e personalidade. Visualização muito poderosa em que nos sentimos renovados, quase como se fosse um renascer.

O ultimo dia é mais ligeiro mas os participantes são convidados a praticar pequenas sessões de coaching nas quais assumem compromissos de alcançar os seus objectivos.

A mensagem final fica bem gravada no corpo e na mente de cada um. Pede, pede, pede ao Universo; Age, age, age em conformidade com os teus objectivos; Utiliza a Lei da Atracção - DÁ, DÁ DÁ e tudo o que DERES receberás de volta em abundância.

O enfoque do ultimo dia é na maravilha da dávida. Daniel repete a palavra DAR centenas de vezes. Estimula a dádiva como a única forma de se obter a realização dos desejos individuais. Queres riqueza? Então distribui aos outros. Queres sorrisos? Então sorri. Queres Amor? Não hesites, Ama! DÁ, DÁ, DÁ. Dá aos amigos, dá à familia, dá a quem precisa, dá às instituições de ajuda. Faz voluntariado.

O alerta final é bem claro: Se queres realizar o propósito da tua vida, então tens que DAR até que o Universo te dê sinais claros que podes começar a receber. E quando isso acontecer vais receber em abundância tudo o que pediste e que necessitas.

É claro que a terceira noite terminou com uma celebração de arromba, com todos os participantes em grande gritaria, a dançar por toda a sala, a abraçarem-se e a desejaram felicidade e sucesso para todos. Para refrescar os ânimos a organização borrifou toda a gente com água, talvez para que não se notassem as lágrimas na cara de alguns.

EXCELENTE! é o minimo que se pode dizer para estas sessões GRATUITAS (é um serviço de dádiva da WeCreate) de organização individual com vista ao sucesso, à motivação, à subida de consciência individual e colectiva, ao equilibrio das energias e ao espirito de voluntariado. Certamente cada um de nós saiu mais rico, mais consciente de si próprio e do colectivo e mais solidário. E com mais amigos.

E de certo todos nós saimos com a certeza de que se trabalharmos com verdade connosco, com suavidade e com carinho, se nos relacionarmos com amor e solidariedade com os outros e se nos mantivermos em harmonia com a energia natural, obteremos o sucesso e a alegria esfusiante de viver com que o Homem sempre sonhou."

Fernando

Reflexão Pessoal: Não resisti partilhar o que subscrevo na íntegra, publicado por um participante assim como eu, no evento que catapultou a minha mudança. Apesar deste processo já estar em desenvolvimento à alguns anos foi neste workshop que finalmente parti para a acção e começei a implementar significativamente o que havia lido e interiorizado ao longo de alguns anos. Este é um relato de 3 dias transformadores. Conheci pessoas fantásticas e encontrei caminhos mais a norte. Não me canso de referir o papel da WE CREATE mas também da LIFE TRAINING. O resultado foi definitivamente complementado com sessões de coaching com o GTcoach e trainer Ricardo Peixe, na Life Training. Conclui uma parte da minha fase de aprendizagem mudando e agindo na minha vida. Hoje sou a prova viva que sou capaz e responsável por todos os resultados da minha vida. Obrigada aos seres humanos fantásticos que acreditam que podes mudar a tua vida quando quiseres e se dispõem a ajudar-te a viver essa visão.

Sorrisos de coração :)

Anasonia

sexta-feira, 7 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Agindo, apesar do medo


"Coragem é resistir ao medo, domar o medo. Coragem não é ausência do medo".

Mark Twain

" O medo é um sentimento natural. Ele é como um sensor instalado na sua cabeça que avisa sobre os dois tipos de riscos existentes: os reais ou os fictícios. Por isso deve sempre prestar atenção aos seus medos para saber em qual categoria se encontram. Deve respeitá-los. Talvez, nos últimos dias, tenha enfrentado uma situação na qual o medo tenha estado presente. Talvez isso aconteça novamente hoje. Talvez amanhã.

Espere o medo como um conselheiro. Não tenha receio dele. Caso note que o medo é causado por uma ameaça real, saia da situação e procure ajuda (um leão que apareça na sua frente causa um medo que pode causar danos reais ao seu corpo. Fuja!). Mas se não tiver certeza, então deve conversar com seus medos e, depois, deve colocar uma sela em cada um deles, domá-los e cavalgá-los. Quem manda na sua vida é você, não o seu medo fictício.

Se sentir novamente o medo a tomar conta do seu corpo e da sua mente, agradeça o alerta dado pelo seu corpo e, na mesma hora, faça alguma coisa. Se possível, enfrente o seu medo. Rápido. Porque se for fictício, como acontece na maioria das vezes, o medo não é causado por uma ameaça real, somente pelos seus pensamentos de derrota. E os pensamentos podem ser trocados, abandonados, corrigidos.

Medos são pensamentos que vão aparecendo sem que dê permissão e começam a pintar um quadro desastroso dos resultados que podem ser obtidos se alguma coisa sair errado. Medos que o impedem de aceitar um novo desafio no trabalho porque teme fracassar, medos que o impedem de se entregar de corpo e alma para o amor da sua vida por receio de que ele/a o/a abandone, medos de passar por bobo caso a sua idéia não funcione, como inventores que escondem os inventos por receio da crítica, medos de tornarmos a nossa vida conturbada por dizermos aquilo que acreditamos ser a verdade, medos de perdermos o emprego caso os nossos superiores não aprovem o nosso trabalho ou os medos de ter sucesso (e todos ficarem cobrando novos sucessos), do amor (e todos os riscos da perda e a necessidade de reaprender a viver), do comprometimento (e toda a "perda de liberdade" que surge com isso), e... outros tantos.

Mas eu repito: este tipo de medo é somente um pensamento, e os pensamentos podem ser mudados. Como disse Mark Twain, "Coragem é resistir ao medo, domar o medo. Coragem não é a ausência do medo". Quem não tem medo, não é muito inteligente. Isso porque a inteligência aguçada costuma oferecer vários cenários alternativos para cada uma de nossas acções. Cabe-lhe a si enfrentar este seu medo de frente.

Se for um medo real, fuja. Se for apenas um pensamento, resista, mesmo tremendo e com a voz embargada, resista. Mesmo a suar frio e com o estômago embrulhado, resista. É tão somente um pensamento e você é mais forte que os seus pensamentos. Fique com medo, mas aguente firme. Depois de algum tempo, o medo será vencido, e sua vida será muito mais rica e feliz. "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...