terça-feira, 25 de maio de 2010

O PRINCÍPIO 90 / 10 de Stephen Covey

Que princípio é este? Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa contigo, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como reages ao que se passa contigo.
O que quer isto dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro avarie, que o avião se atrase, ou que o semáforo fique parado no vermelho. Mas somos nós quem determinará os outros 90%. Como? Com a nossa reacção.

Por exemplo: imagina que estás a tomar o pequeno almoço, com a tua família. A tua
filha, ao pegar na chávena, deixa o café cair na tua camisa branca de trabalho. Realmente não tens controle sobre isto. Mas o que acontecerá em seguida será determinado pela tua reacção.

Se fores como a maioria das pessoas, provavelmente irritas-te. Repreendes severamente a criança e ela começa a chorar. Censuras a tua esposa/marido por ter colocado a chávena muito próximo da beira da mesa. Quando te deres conta, entraste numa batalha verbal.

Contrariado/a e a resmungar, vais mudar de camisa. Quando voltas, encontras a tua filha lavada em lágrimas; de tal forma que ela acaba por perder a boleia habitual para a escola. A tua esposa/ marido vai para o trabalho, também contrariada/o. Por muito que isso te afecte, tens de levar a tua filha, de carro, para a escola. Como estás atrasado/a, conduzes  a alta velocidade e és multado/a. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o polícia e uma multa, chegam à escola, onde a tua filha entra sem se despedir de ti.

Ao chegares atrasado/a ao escritório, percebes que te esqueceste da pasta. O teu dia começou mal e parece que ficará ainda pior. Ficas ansioso/a para o dia acabar e quando chegas a casa, a tua esposa/ marido e filha estão de cara zangada, em silêncio e frias/os contigo.

Porquê? Por causa da tua reacção ao incidente do pequeno almoço. Pensa bem: porque é que o teu dia foi péssimo?

A) por causa do café?

B) por causa da tua filha?

C) por causa da tua esposa/ marido?

D) por causa da multa de trânsito?

E) por tua causa?

A resposta correcta é a E. É verdade que não tens controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como reagistes nos 5 minutos seguintes foi o que realmente arruinou o teu dia.

Vê agora outro cenário possível: O café cai na tua camisa. A tua filha começa a chorar. Então, compreensivo/a diz-lhe, gentilmente: "deixa lá querida, para a próxima vais ter mais cuidado". Depois de pegares numa outra camisa e na pasta, regressas, bem a tempo de veres a tua filha a apanhar a boleia habitual. Oferece-lhes um sorriso e ela retribui, dizendo adeus com a mão.

Notaste a diferença? São duas situações iguais, que terminam de forma muito diferente.

Porquê? Porque os outros 90% são determinados pela tua reacção.

Se alguém disser algo negativo a teu respeito, não leves o comentário como um ataque pessoal, não deixes que os comentários negativos te afectem. Reaje apropriadamente e o teu dia não ficará arruinado.

Como reages a alguém que te atrapalha no trânsito? Ficas transtornado/a? Gritas? A tua pressão sanguínea sobe?

O teu voo está atrasado; decerto que vai atrapalhar a tua programação do dia. Para quê manifestares a tua frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Usa o teu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Stressar só piora as coisas.

Agora que já conheces o Princípio 90/10, utiliza-o. Vais surpreender-te com os resultados. Acredita, ele pode mudar a tua vida!

1 comentário:

  1. É isto mesmo ;)
    Um grande grande sorriso para ti sónia e uma semana fantastica

    Vanda

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...