terça-feira, 11 de maio de 2010

Hoje é o Primeiro Dia do Resto das Nossas Vidas


"Foi na sexta feira, dia 5 de Dezembro de 2008. Eram 19,00 horas quando as portas se abriram. Cerca de 250 pessoas entraram cheias de expectativa. Ao fim de uma hora a expectativa estava consumada. Daniel Sá Nogueira já era o nosso Guru. De uma forma arrebatadora conseguiu que em poucos minutos toda a assistência ficasse contagiada pelo entusiasmo. Desta vez era mesmo verdade: este workshop poderia mesmo mudar as nossas vidas.

O mote principal foi a acção. Ninguém ficou no seu lugar (a sua zona de conforto...) por muito tempo. A regra era mudar de lugar frequentemente. E com isso conseguia-se pôr as pessoas a contactarem umas com as outras. No fim da primeira noite já era possivel a interacção de cada participante com pelo menos uma dúzia de desconhecidos no inicio.

Cedo se começou a verificar que a energia do guru se contagiava com facilidade aos participantes. No meio das celebrações e chuvas de amor os conteudos de formação iam sendo dados de forma clara, motivadora e numa base sustentada. A mensagem passa de forma clara conjugando magistralmente os conteudos mais queridos da new age (que o Daniel chama carinhosamente de "freaks") com os conteúdos da psicologia e da quântica. A razão desta mistura é pragmática: mesmo o transcendente pode ser explicado e se o não pode ser já podemos no minimo manter as mentes abertas e não o recusar apenas pelo motivo de que não é cientificamente explicado.

O workshop é um exercício de prática e de teoria. Às explicações dadas com rigor e muita clareza, seguem-se momentos de euforia em que o corpo tem que mexer. Uma prática adorada por todos foi a "celebração" que consiste numa monumental salva de palmas dada aos pulos e aos gritos. Para além de muito espiritual e de rigor capaz de convencer os mais cépticos, o workshop chama a atenção de todos os participantes, de forma prática e teórica, que é necessário aliar as práticas mentais às práticas fisicas. Aqui está um dos "segredos" - o suave equilibrio entre as energias Yin e Yang.

Outro "segredo" é a necessidade de se adicionar Atitude a tudo o que fazemos. Não basta pedir ao Universo, temos que AGIR para obter resultados.

Resultados são, na essência, aquilo que todos nós queremos. O Universo (ou como cada um quiser chamar) é abundante e dá a todos com abundância. Apenas temos que PEDIR. Mas para isso é preciso AGIR.

A primeira fase da acção é definir OBJECTIVOS. Sem eles como sabemos o que pedir? E como é que o Universo saberia o que queremos? Por isso os participantes são cuidadosamente ensinados a definir o que é importante para si, a definir os objectivos "guru" e os objectivos "bébé", a conhecer-se fisica, mental, emocional e espiritualmente.

São ensinadas técnicas como o modelo TCI (Topic Centered Interaction), o modelo E+A=C (evento + atitude = resultado), a activação dos SAR e o modelo ROSA (realidade, objectivos, soluções, acção) utilizado por muitos coachs para ajuda na definição de objectivos e projecto de vida.

Quase um dia inteiro é intensamente dedicado a cada um escrever o "livro da sua vida" onde, através de introspecção profunda, entremeada por momentos meditativos e por outros de actividade fisica e de celebração, cada um se descobre a si próprio, descrevendo os sucessos/insucessos, as sua emoções habituais, a quem está grato, quem são os seus mestres e o modo como idealmente se gostaria de sentir. Cada um ao rebuscar a verdade no seu interior e ao escrevê-la acaba por descobrir uma pessoa fascinante que, afinal, não conhecia bem. E acaba por descobrir também qual o caminho que idealmente quer trilhar.

Num momento em que o cansaço já imperava (passava das 23,00 horas da segunda noite), Daniel convidou-nos a escrever o que fariamos se apenas tivessemos uma semana anunciada de vida. Em muitos as lagrimas não foram contidas. Depois passou-se a uma descrição do que fariamos se tivessemos um ano de vida. Estas técnicas permitem de uma forma profunda e dramática descobrir afinal o que é urgente e importante viver e resolver para cada um.

A sessão continua com uma descrição daquilo que gostariamos que as pessoas dissessem de nós na nossa festa do centésimo aniversário.

Num estado de quase exaustão (é esse o objectivo) cada um escreve finalmente os objectivos que o seu subconsciente lhe está a ditar para cada uma das 12 áreas da "pizza da vida". Esses objectivos serão aqueles que o participante realmente acaba por achar muito relevantes para progredir na sua vida e ter sucesso. O ego já está posto de parte, são os verdadeiros anseios e necessidades que são colocados no papel.

No ultimo exercicio da noite é feita uma visualização poderosa em que cada um imagina que tem à sua frente um sósia "purificado" com as caracteristicas de sucesso e de concretização de objectivos que foram definidos como o seu padrão ideal. Após cumprimentar esse sósia, cada um "entra" no seu corpo renovado fisica e espiritualmente e assume a sua nova imagem e personalidade. Visualização muito poderosa em que nos sentimos renovados, quase como se fosse um renascer.

O ultimo dia é mais ligeiro mas os participantes são convidados a praticar pequenas sessões de coaching nas quais assumem compromissos de alcançar os seus objectivos.

A mensagem final fica bem gravada no corpo e na mente de cada um. Pede, pede, pede ao Universo; Age, age, age em conformidade com os teus objectivos; Utiliza a Lei da Atracção - DÁ, DÁ DÁ e tudo o que DERES receberás de volta em abundância.

O enfoque do ultimo dia é na maravilha da dávida. Daniel repete a palavra DAR centenas de vezes. Estimula a dádiva como a única forma de se obter a realização dos desejos individuais. Queres riqueza? Então distribui aos outros. Queres sorrisos? Então sorri. Queres Amor? Não hesites, Ama! DÁ, DÁ, DÁ. Dá aos amigos, dá à familia, dá a quem precisa, dá às instituições de ajuda. Faz voluntariado.

O alerta final é bem claro: Se queres realizar o propósito da tua vida, então tens que DAR até que o Universo te dê sinais claros que podes começar a receber. E quando isso acontecer vais receber em abundância tudo o que pediste e que necessitas.

É claro que a terceira noite terminou com uma celebração de arromba, com todos os participantes em grande gritaria, a dançar por toda a sala, a abraçarem-se e a desejaram felicidade e sucesso para todos. Para refrescar os ânimos a organização borrifou toda a gente com água, talvez para que não se notassem as lágrimas na cara de alguns.

EXCELENTE! é o minimo que se pode dizer para estas sessões GRATUITAS (é um serviço de dádiva da WeCreate) de organização individual com vista ao sucesso, à motivação, à subida de consciência individual e colectiva, ao equilibrio das energias e ao espirito de voluntariado. Certamente cada um de nós saiu mais rico, mais consciente de si próprio e do colectivo e mais solidário. E com mais amigos.

E de certo todos nós saimos com a certeza de que se trabalharmos com verdade connosco, com suavidade e com carinho, se nos relacionarmos com amor e solidariedade com os outros e se nos mantivermos em harmonia com a energia natural, obteremos o sucesso e a alegria esfusiante de viver com que o Homem sempre sonhou."

Fernando

Reflexão Pessoal: Não resisti partilhar o que subscrevo na íntegra, publicado por um participante assim como eu, no evento que catapultou a minha mudança. Apesar deste processo já estar em desenvolvimento à alguns anos foi neste workshop que finalmente parti para a acção e começei a implementar significativamente o que havia lido e interiorizado ao longo de alguns anos. Este é um relato de 3 dias transformadores. Conheci pessoas fantásticas e encontrei caminhos mais a norte. Não me canso de referir o papel da WE CREATE mas também da LIFE TRAINING. O resultado foi definitivamente complementado com sessões de coaching com o GTcoach e trainer Ricardo Peixe, na Life Training. Conclui uma parte da minha fase de aprendizagem mudando e agindo na minha vida. Hoje sou a prova viva que sou capaz e responsável por todos os resultados da minha vida. Obrigada aos seres humanos fantásticos que acreditam que podes mudar a tua vida quando quiseres e se dispõem a ajudar-te a viver essa visão.

Sorrisos de coração :)

Anasonia

1 comentário:

  1. Fantástico!
    Não vou perder um próximo!
    Obrigada por seres um exemplo

    Linda sempre!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...