segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Amor e busca por aceitação



"Muitas pessoas acham que o problema de não serem amadas é o facto de não serem perfeitas. Elas acreditam que precisam ter atitudes que não são delas, agir de forma diferente de como naturalmente fariam para que os outros a amem. Mas será que é esse mesmo o caminho para sermos tocados pelo amor?

Quando uma pessoa não está muito satisfeita consigo mesma, vive o martírio de procurar corrigir os seus erros. Porque está a ver-se como uma pessoa que só sabe errar, o que é muito diferente de se ver como alguém em processo de aprendizagem.

Ao ver-se como imperfeita, a pessoa tenta corrigir-se ao máximo, tenta incessantemente não cometer os mesmos erros. Mas não há muita sintonia com o que lhe é importante aprender, somente com a sua pontuação negativa na tabela de erros.

À procura de aceitação

Podemos cometer esse comportamento em várias áreas da vida, como a busca frenética por melhores resultados profissionais, por exemplo. Porém, na parte afetiva, essa procura pela perfeição gera mais conflitos do que um aperfeiçoamento na carreira, pois a pessoa pode ficar repetindo atitudes em busca de um parceiro e se desgastar, se diminuir, sem ao menos se dar ao trabalho de entender que podemos ser amados como de facto somos.

Geralmente, as pessoas que visam a perfeição têm como meta a aceitação dos outros. No fundo, elas não estão muito preocupadas com a anulação de si mesmas e colocam em primeiro plano os agrados ao parceiro. Além disso, quando se está nesse processo, é comum acreditar que a felicidade depende do outro.

Para descobrir se  está passar por esse processo, pergunte-se:

. Preciso "fazer a média" para que os outros gostem de mim?

. A minha felicidade está mesmo nas mãos de terceiros?

Será que essa "maquilhagem" em cima de quem somos uma dia não será percebida?

Temos algo que precisamos realmente esconder para que o outro não perceba e assim possa amar-nos?

Que tal olhar para si?

O problema dessa busca da perfeição não está no outro, mas sim na nossa maneira de olharmos para nós mesmos. Quando aceitamos quem somos e nos amamos, o outro também toma essas atitudes. Isso já foi dito tantas vezes, mas parece que sempre é mais fácil olhar para fora e buscar ser o que não somos do que encarar que existe um problema interno de não aceitação."

adaptado de Bruna Rafaele

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...