domingo, 10 de janeiro de 2010

Olhar para trás










"O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir"


Mário de Andrade


Reflexão Pessoal:

Antes do ano terminar, publiquei um texto em que dizia que apesar de fazermos o balanço do ano, devíamos era viver o presente, AGORA.

E apesar de concordar plenamente com essa visão, também subscrevo as palavras de Mário de Andrade.
Existem acontecimentos do passado que temos de processar. Temos de os compreender. Temos de meditar e visualizá-los por mais duro que seja.
Corremos um grande risco de voltar a vivê-los no presente se não aprendermos a lição que eles encerram.
Pode ser que tenhamos de vivê-los novamente.

Não sem antes reflectirmos.

Houve acontecimentos na minha vida que me marcaram muito e demoraram a sarar e a ultrapassar, mas felizmente hoje sei agradecê-los porque me transformaram na pessoa que sou hoje. Perdoei as pessoas envolvidas, mergulhei nas lições, enfrentei a dor, dei amor em pensamento, tentei ver o lugar do outro, vi de diversos ângulos, pus-me na pele... mas mesmo assim ainda há coisas que apesar de vividas num passado remoto parecem voltar a mexer connosco!
Vi-me deparada com uma imagem que pensava resolvida, apagada, uma recordação sarada.
Não era! E tive de voltar a recordá-la!

Porque simplesmente não quero reproduzi-la no meu presente.

Foi uma imagem bem pequena, tipo grão de areia, mas que feriu e doeu!

Tive de olhar para trás e percorrer as pegadas que ainda estavam na praia e certificar-me do porquê de não terem desaparecido...

Ainda estou a fazer o exercício com o coração... Perguntando se realmente tirei a lição correcta. Se não falta mais alguma coisa para olhar de novo, meditar...

Ou tão somente perdoar-me!

Um exercício poderoso e muito valioso!
Para desenhar um caminho assente em alicerces de confiança e não de areias movediças...


Anasonia

3 comentários:

  1. Exercicio fundamental para evoluir, crescer e mudar!
    Reflexão supermega poderosa!
    Obrigada!

    Anita

    ResponderEliminar
  2. Isso mesmo Anita! ;)

    Se nunca reflectirmos nos acontecimentos passados, principalmente os menos felizes, corremos o risco de os voltar a vivenciar na nossa vida!!!

    Um abraço cheio de sorrisos luminosos!

    Anasonia

    ResponderEliminar
  3. Olhar para trás para avançar com muita garra e certeza que tudo é uma aprendizagem!

    Obrigada minha linda!

    LL

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...