terça-feira, 8 de maio de 2012

O que é o desapego?


"Desapego é um dos sentimentos mais difíceis de entender para algumas pessoas, pois não é nada fácil afastar-se de quem mais se gosta, seja por causa da morte ou de uma separação de um relacionamento.
Mas é preciso que, em ocasiões como essa, a pessoa tentar entender o fato ocorrido e seguir com a sua vida.
Há vários tipos de desapego, e um deles é desapegar-se de algo material, algo que gosta, mas não consegue desprender-se.
Para entender melhor, a palavra desapego, é deixar livre o que tem, não ficar a pensar muito, como por exemplo, no caso de alguém que já morreu,  tem que aceitar esse fato e seguir com a sua vida pois se ficar apegado a esse acontecimento, perderá grandes oportunidades da vida.
Momentos que requerem o desapego
Um dos momentos é a morte, como já falamos, a morte é algo que acontece com todos, não há como fugir dela.
No entanto nós achamos que as pessoas que amamos são eternas e não é bem por ai, por isso quando elas “se vão” gera-se uma dor imensa naqueles que ficam e é ai que o desapego entra, pois tem de entender e seguir a sua vida sem aquela pessoa.
Outro momento de desapego é entre casais, quando o relacionamento já não dá mais certo. Esse momento também gera muita dor, principalmente quando uma das partes ainda sente algo pela outra pessoa.
Esse desapego tem que ser ainda mais forte do que o desapego da morte, pois no caso da morte, a pessoa já não estará mais presente e é mais “fácil” de se acostumar com a ausência, já no desapego do término do relacionamento, poderá esbarrar na pessoa sempre e não poderá nem sequer dar um abraço.
Outra coisa que às vezes é necessário se desapegar, é das coisas materiais, pois não levaremos nada dessa vida após a morte.

Como se desapegar das pessoas e coisas

Para se desapegar de alguém que já morreu, um dos métodos é  tentar integrar que isso é algo normal, que acontece com todo mundo e que todos um dia vão morrer também.
Parece um pouco estranho de falar, mas integre a morte na sua vida, viva de uma maneira em que esteja preparado para perder alguém, é difícil, mas é o melhor jeito de não sofrer tanto com a perda de alguém.
Para se desapegar de um relacionamento sério é mais complicado ainda, quando se vê a pessoa, mas o que é mais difícil é de aprender a viver de uma outra forma, ou seja, acostumar-se com uma nova rotina de vida de solteiros.
Por mais que exista amor, tente seguir a sua vida, vai doer no começo, mas o desapego é necessário, afinal se não deu certo agora é porque não é era a pessoa certa ou o momento certo. Com o desapego, você se acostuma a viver sem a pessoa amada.
Por fim o desapego das coisas materiais que também é muito importante, pois como já falamos ninguém vai levar nada depois da morte e em alguns casos o comportamento de apego às coisas materiais é interpretado como sendo egoísmo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...